O Certificado Digital é uma assinatura com validade jurídica que garante proteção das transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer lugar do mundo com mais segurança e agilidade. O certificado digital da ICP-Brasil, além de personificar o cidadão na rede mundial de computadores, garante, por força da legislação atual, validade jurídica aos atos praticados com o seu uso.

Não. A assinatura digitalizada é a reprodução da assinatura de próprio punho como imagem por um equipamento tipo scanner. Ela não garante a autoria e integridade do documento eletrônico, porquanto não existe uma associação inequívoca entre o assinante e o texto digitalizado, uma vez que ela pode ser facilmente copiada e inserida em outro documento.

Sim. Você pode ter quantos certificados forem necessários para atender as suas necessidades.

As principais diferenças entre esses dois tipos de certificado são a geração e o armazenamento das chaves criptográficas. O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado. O certificado tipo A1 tem validade de 1 (um) ano. O certificado digital A3 oferece maior segurança, pois o par de chaves é gerado em hardware (cartão inteligente ou token) que não permite a exportação ou qualquer outro tipo de reprodução ou cópia da chave privada. Com o dispositivo criptográfico (smartcard ou token) você pode transportar a sua chave privada de maneira segura, podendo utilizá-la onde você desejar.

Não. O certificado digital do tipo A3 tem as chaves criptográficas geradas e armazenadas em um dispositivo criptográfico (smartcard ou Token), as quais não podem ser exportadas para outro dispositivo.

A cópia de segurança só é permitida para o tipo de certificado digital A1. No navegador INTERNET EXPLORER, acessar no Menu do Navegador Ferramentas > Opções da Internet > aba Conteúdo > botão Certificados > aba Pessoal, e após: Selecionar o certificado e clicar no botão Exportar. No assistente de exportação selecionar a opção “Sim, exportar chave particular”, depois o item “Incluir todos os certificados no caminho de certificação, se possível” e manter selecionado o item “Ativar proteção de alta segurança”. Na próxima página definir uma senha para a cópia de segurança, clique em avançar e selecionar o local para armazenamento do certificado digital A1 (Procurar), digitar um nome de arquivo (exemplo, certificado fulano de tal), se não quiser procurar um destino, é só digitar o nome do arquivo e em seguida clicar em Salvar que a cópia de segurança será salva no local definido. Avançar para concluir a exportação e pressionar.

Após a validação do seu certificado digital fica impossibilitado a alteração de qualquer dado do seu certificado digital. Caso possua um certificado e pretenda fazer alterações de dados, razão social, CEI, PIS, entre outros, será necessário solicitar a revogação do certificado digital e solicitar um novo certificado com os dados atualizados.

É importante ressaltar que só se pode emitir um certificado por Procuração para Pessoa Jurídica, ou seja, Certificado Digital PJ. A primeira coisa a observar é se na cláusula dentro do documento da empresa cita que é permitido procuração ou procuradores. O certificado por procuração só poderá ser emitido se estiver escrito dentro do contrato, estatuto, etc, que pode ser nomeado procuradores. Caso não esteja desta forma, não há possibilidade de emissão por um procurador. O que deve conter na procuração para emissão por procuração: – Deverá ser pública (feita dentro do cartório); – Deverá ser específica (citar a representação perante a ICP-Brasil ou para fins de Certificação digital); – Deverá ter no máximo 90 dias. O certificado e-CNPJ é destinado a qualquer pessoa jurídica (Empresas, Corporações, Instituições) cuja a sua situação cadastral junto a RFB esteja ativa. O e-CNPJ foi concebido para a comunicação eletrônica entre pessoas fí-sicas e a Receita Federal Brasileira. Já o NF-e foi criado especialmente para emitir as notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável de sua organização a alçada necessária e restrita para emissão e gerenciamento das notas fiscais eletrônicas.

O certificado e-CPF é destinado a qualquer pessoa física cuja a sua situação cadastral junto a RFB esteja ativa. É obrigatória para o responsável legal das empresas tributadas no Lucro Presumido ou Lucro Real, ou que realizam operações de importações ou exportações, ou que contratam ou prestam serviços ao exterior.

É um cartão criptográfico capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais. Uma vez geradas essas chaves, elas estarão totalmente protegidas, não sendo possível exportá-las para uma outra mídia nem retirá-las do smartcard. Mesmo que o computador seja atacado por um vírus ou, até mesmo, um hacker essas chaves estarão seguras e protegidas, não sendo expostas a risco de roubo ou violação.

O certificado digital, diferentemente dos documentos utilizados usualmente para a identificação pessoal como CPF e RG, possui um período de validade, porque a cada renovação de validade do certificado renova-se também a relação de confiança entre seu titular e a Autoridade Certificadora. Essa renovação pode ser necessária para a substituição da chave privada por uma outra tecnologicamente mais avançada ou devido a possíveis mudanças ocorridas nos dados do usuário. Essas alterações têm por objetivo tornar mais robusta a segurança em relação às técnicas de certificação e às informações contidas no certificado. Só é possível assinar um documento enquanto o certificado é válido. O período de validade do certificado digital é determinado a partir da opção feita pelo titular no momento da solicitação. Os certificados Tipo A3 – Assinatura Nível 3, gerados em mídias criptográficas variam entre 1 e 3 anos. Os certificados Tipo A1 – Assinatura Nível 1, gerados direto no computador têm validade de 1 ano. Verifique a validade do seu certificado e programe sua renovação.

  • RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe(Ex.: OAB, CRM, CREA)
  • Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional Para empregador).

*OBSERVAÇÃO: A documentação da PESSOA JURÍDICA (ITEM 2 DE CADA CITADO ABAIXO) poderá ser substituída pela consulta do QSA (Quadro de Sócios e Administradores), realizada no site da Receita Federal, caso a mesma informe corretamente quem são os sócios e administradores da empresa. Lembrando que essa consulta NÃO SUBSTITUI o documento pessoal do sócio.

Documentação correta para Ltda e EIRELI:

CERTIFICADO PJ:

  • RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
  • Contrato social e todas as alterações ou última alteração consolidada;*
  • CNPJ;
  • Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

Documentação correta para Associação, S/A, Fundação, Igreja:

CERTIFICADO PJ:

  • RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
  • Estatuto e Ata de eleição do Responsável com mandato vigente;*
  • CNPJ;
  • Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

Documentação correta para Empresário Individual:

CERTIFICADO PJ:

  • RG e CPF ou CNH ou Passaporte ou Carteira de Órgão de Classe do responsável perante a Receita Federal;
  • Remp Consolidado (para que seja considerado consolidado todos os campos deverão estar preenchidos).
  • Caso não estiver consolidado, apresentar todos as alterações e constituição;*

  • CNPJ;
  • Número do PIS/Nit/Nis/Pasep e CEI (Opcional);

LOJA VIRTUAL

Muito mais praticidade, segurança e agilidade para você! Adquira agora mesmo o seu certificado digital com a Integral! Visite a nossa loja virtual e conheça tudo o que podemos oferecer a você!

ALGUMA DÚVIDA